Tutorial: Pompom de papel de Seda

domingo, 4 de novembro de 2012

Uma das várias coisas que fizeram sucesso no aniversário da minha filha, foi o pompom de papel de seda. Recebemos vários emails de clientes perguntando se não vendemos o pompom também. A resposta é sempre a mesma: não, não vendemos.  E o motivo é simples: ele amassa MUITO! O pompom chegaria todo amassado no seu destino e isso não seria justo com nossos clientes, né?
Então, já que não podemos vender, resolvemos ensiná-los a fazer. É MUITO simples! Fiz um tutorial especialmente pro blog ensinando como fazer e também achei um video na internet mostrando como faz.
Você pode fazer dois tipos de pompom: o tradicional, que é o que vc encontra na maioria das festas, ou um mais cheio, mais pomposo e com cara de "flor". Eu, particularmente, prefiro o mais cheio! Acho que fica muito mais lindo, com cara de bem feito, mas é só questão pessoal!
Existem milhares de tutoriais ensinando fazer e o mais famoso é o da Martha Stewart, mas, apexar de ser bom, a página do tutorial é confusa, com todas as fotos aparecendo na mesma "caixa". Por isso, resolvi pegar outro tutorial!


Você vai precisar de:
Papel de seda
Fio de nylon ou barbante
Tesoura
Arame floral ou qualquer fio.








A maioria dos tutoriais seguem a Martha Stewart e mandam usar 8 folhas de papel de seda por pompom. Bom, eu fiz esse teste e não gostei. Achei que ficou pobre o pompom, com cara de inacabado, com cara de que acabou o papel de seda! hehe O que eu fiz foi juntar 12 folhas de papel de seda, cortar ao meio e empilhar. Nesse caso, eu teria 24 folhas de papel de seda por pompom. O tamanho é médio, o tamanho que eu acho perfeito! Mais que isso eu acho que perde um pouco da graça, mas novamente, é gosto pessoal!Depois de juntar as folhas, o que você vai fazer é começar dobrá-las como se fosse fazer um leque! Lembram de quando fazíamos leques de papel na infancia? É igualzinho!




Dobre toda a folha e no final o que você terá é isso:




Então, é só amarrar o arame floral bem no meio do seu "leque". Isso servirá como apoio para segurar as folhas do sue pompom unidas e também para passar o fio de nylon que você usará para pendurar os pompons no teto, se for o caso!



Agora, é preciso escolher o acabamento que você quer. O mais usado é o arredondado, que consiste apenas em recortar as pontas do seu "leque". Esse acabamento é bem bonito, mas eu particularmente prefiro o de pontas agudas. é só cortar a ponta do seu leque em V. Não importa o seu gosto, o importante é não deixar as pontas quadradas! Dá pra usar até furadores  nas beiradas e deixar o acabando diferenciado! O que vale é a criatividade!








Depois de feito isso, você abrirá o seu leque e começará a puxar, folha por folha, em sua direção, para cima mesmo e em direção ao centro do pompom.




Pode parecer complicado, mas realmente não é. Eu recomendo fazer com muita calma para não rasgar o papel de seda que é bem frágil. Comece fazendo um lado do pompom para facilitar  o manuseio. Ou seja, puxe 12 das 24 folhas e depois vire para o outro lado e puxe as outras 12 restantes.





Depois disso, é só passar o fio de nylon pelo arame ou fio que você prendeu no meio do seu leque e pronto! Já terá o seu pompom lindo e pronto! Não é fácil? E ficam lindos! Depois você pode usar como objeto de decoração! Pretendo usar no quarto da minha filha assim que nos mudarmos de casa!




Abaixo deixo algumas dicas para fazer o seu pompom e algumas imagens de pompons prontos e lindos! Pronto! Agora você não precisa comprar o seu pompom e pode você mesma fazê-lo!



Papel de seda metálico: um charme!

Formato de flor: enfeitando a parede!









Pompom em formato de flor: meu preferido!












Dicas:
* Use e abuse da diversidade de papéis! Use papeis de seda lisos, de bolinhas e até os dupla faces! Eu usei um cinza que de um lado era cinza liso, normal e do outro era metálico! LINDO de morrer e todo mundo queria saber onde comprei!
* Faça vários tamanhos e alterne os acabamentos! Quando tudo é igual, cai na mesmice e tira o encanto!
* Alterne a decoração com lanternas chinesas, que a maioria das pessoas, erroneamente, pensa que são japonesas. Não são, são chinesas e ficam lindas na decoraçao!
* Use mais de 2 cores para a decoração do ambiente, ou pelo menos 2 tons da mesma cor. Dá mais vida ao salão!
* Use a criatividade e saia do óbvio! Os pompons podem ser usados em qualquer lugar e não só pendurados no teto! Use na mesa principal, nas mesas dos convidados, nas mesas de apoio e principalmente nas paredes! Ficam LINDOS e dão um charme ao ambiente!




E aqui também tem um tutorial em video ensinando como dobrar e como montar o seu pompom!

5 comentários:

  1. Estou tendo dificuldade de encontrar cores diferentes de papel de seda. Onde você costuma comprar.
    Lindo o seu blog, virei visitante diária...rs
    Grande abraço

    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra, na Kalunga tem vários modelos diferentes de papel de seda :)

      Excluir
  2. Camila, o formato do papel tem que ser retangular ou quadrado?

    ResponderExcluir
  3. Olá como vc as pendura no teto? Fita crepe segura?

    ResponderExcluir

 

Personatta - Personalização de Eventos Desenvolvido por Frufruzando